sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Meio Ambiente / Cabo Frio


Movimento Lagoa Limpa: grupo se une para limpar orla das
Palmeiras em Cabo Frio

Será neste sábado, dia 23 de fevereiro, o mutirão de limpeza organizado pelo Movimento Lagoa Limpa na orla da Praia das Palmeiras. O evento terá início às 8h30, com ponto de encontro na estação de tratamento de esgoto da Prolagos, em frente à avenida principal do bairro Parque Burle.

O Movimento Lagoa Limpa consiste em realizar a educação ambiental e a limpeza do ambiente local, em especial a Lagoa de Araruama. A limpeza da orla das Palmeiras é a primeira ação idealizada pelo grupo formado por nove defensores da natureza com diferentes profissões e ocupações, mas com algo em comum: o amor por Cabo Frio e suas belezas naturais.

Qualquer pessoa pode participar do evento que tem tido adesão garantida pelo Facebook. A FanPage do Movimento Lagoa Limpa é www.facebook.com/lagoa.limpa .

Programação do Evento:

7h10 - Chegada ao local para a organização.
8h às 8h20 - Chegada do grupo de apoio.
8h30 - Divisão de equipe.
9h - Início das atividades.
10h30 às 11h - Recolhimento final do material para o ponto de encontro
11h15- Foto final
11h30 - Fim das atividades   

Para entender um pouco sobre o Movimento e o grupo que o formou, o Dinâmico em Blog entrevistou um dos organizadores, Daniel Ribeiro:

DB - Quem são os integrantes do Movimento Lagoa Limpa?
Daniel Ribeiro - O Lagoa Limpa é um movimento iniciado por um grupo de pessoas da sociedade civil para promoção da importância da preservação da natureza e consciência ambiental.

DB - Desde quanto este grupo existe?
Daniel Ribeiro - Iniciamos o Movimento no início desse mês (fevereiro) após algumas visitas a pontos da Lagoa de Araruama em Cabo Frio. Depois do que vimos, decidimos fazer o primeiro mutirão de limpeza na área que encontramos mais degradada em nossa Lagoa aqui em Cabo Frio, a Praia das Palmeiras. Vale ressaltar que todos do grupo já faziam trabalhos de conscientização ambiental, seja por conta própria, ou em outros movimentos.

DB - Quantas pessoas fazem parte do grupo hoje?
Daniel Ribeiro - Da organização do evento participarão nove pessoas. Porém, é um grupo aberto e todos que participarem das ações que promoveremos em prol da preservação, como o mutirão de limpeza neste sábado, também estarão fazendo parte desse grupo.

DB - Quantas pessoas vocês esperam reunir neste sábado?
Daniel Ribeiro - Cinquenta pessoas, em média.

DB - Essa limpeza será realizada apenas na areia da praia?
Daniel Ribeiro - Não. Serão quatro grupos. Um responsável pela água, composto por integrantes do stand up – prancha de remada em pé – que virão da Praia do Forte realizando a limpeza. Temos também a expectativa que a escola de vela traga seus barcos para dar apoio em água. Outro grupo cuidará de toda a orla da Praia das Palmeiras. O terceiro cuidará do entorno da pista que liga a Praia das Palmeiras ao Canal Palmer e mais um grupo que ficará responsável pelo mangue.

DB - Vocês já têm uma agenda de próximos eventos?
Daniel Ribeiro - Sim. As próximas ações do movimento Lagoa Limpa serão: dia 20 de abril, na área das Perinas, também às 8h30 e outro no dia primeiro de junho, para comemorar o dia do meio ambiente (05 de junho), na Ilha do Japonês, no mesmo horário. Todos sempre aos sábados.

Serviço:
Movimento Lagoa Limpa

Apoio:

Movimento Ondas do Peró
Universidade Veiga de Almeida
Universidade Estácio de Sá
Ferlagos
Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio
SECAF
Mercado Tucano
Pousada Devas
Mercado Stefany
Sal Cisne
Prolagos
Deputado Estadual Janio Mendes
Partido Verde Cabo Frio



Nenhum comentário:

Postar um comentário